domingo, 13 de maio de 2012

história da comunicação o telemóvel



O telefone celular  ou telemóvel e um  aparelho de comunicação  por ondas electromagnéticas que permite a transmissão de voz em todas as direção  numa Área geográfica que seja servida por um receptor transmissor .Esta área geográfica esta divida em células  dai  nome  celular. A invençao deste aparelh deu-se em  1947  pelos laboratórios Bell nos EUA  



Um telemóvel é...
Telefonar com um telemóvel é como telefonar com um telefone clássico: marca-se o número da pessoa com quem se quer falar. No entanto, a efetivação da ligação depende da receção de rádio, daí que os telefonemas por telemóvel possam sofrer com falhas de transmissão nas chamadas áreas sem rede, como, por exemplo, em túneis. Atualmente, na Europa, os telemóveis baseiam-se na norma GSM e usam frequências de 900 MHz (rede D) ou 1800 MHz (rede E). Os telemóveis tribanda funcionam ainda na frequência de 1900 MHz ou 850 MHz (de utilização, principalmente, nos EUA). Os telemóveis quadribanda usam todas as quatro frequências.

Origem Alemanha 
Já em 1958 havia na Alemanha os primeiros «telemóveis»: radiotelefones, que, devido aos tubos de vácuo usados para a engenharia de radiocomunicações falhavam em grande medida e cuja utilização era caríssima, mesmo para conversas curtas. Em 1985 teve início, na Alemanha, a rede C analógica de redes microcelulares.
A potência de emissão mais fraca permitiu que o telefone portátil ficasse, desde logo, um pouco mais pequeno. Com a introdução, no final dos anos 80, de redes digitais de comunicação móvel de cobertura total, foi possível reduzir novamente a potência da bateria e, assim, também o tamanho dos telemóveis. Em 1992, a Motorola apresentou o primeiro telemóvel com a norma GSM atual. Como designação vulgar para os telemóveis GSM, a partir de cerca de 1992, as pessoas que falavam alemão começaram a chamar-lhe "Handy". Não se sabe ao certo qual a sua proveniência.
O certo é que a palavra vem do adjetivo inglês que significa "prático". No entanto, os falantes de inglês chamam ao telemóvel "cell(ular) phone", "mobile phone" ou "portable". No início, os telemóveis eram os acessórios exclusivos para homens e mulheres de negócios, considerados ricos e com uma posição proeminente. Hoje, são transversais a todas as camadas da população e a todas as idades


Hardware
Tal como um telefone comum, o telemóvel inclui um altifalante, um microfone, um teclado e um visor digital. Além disso, costuma possuir ainda teclas de menu ou um minicontrolador, bem como, necessariamente, a unidade de rádio, composta por emissor/recetor e uma antena e uma bateria para a alimentação de corrente em viagem.
O cartão SIM
Para o funcionamento, é necessário um cartão SIM, que serve tanto para a identificação na rede de telefonia móvel, como para efeitos de faturação. O cartão SIM pode ser de dois tipos: cartões pré-pagos com um saldo recarregável sem ligação contratual ou com ligação contratual.
Com uma ligação contratual, normalmente de 24 meses, o fornecedor costuma disponibilizar um telemóvel "subvencionado" cujo preço de aquisição é cobrado através dos custos mensais. Com o cartão pré-pago, apenas é comprado o cartão para funcionar com um telemóvel. Entretanto, há já muito tempo que o comércio oferece pacotes pré-pagos que incluem um telemóvel. Com o chamado SIM-Lock, os operadores de telefonia móvel obrigam os seus clientes a uma determinada forma de contrato.
Um telemóvel que tenha SIM-Lock só pode ser usado com o cartão SIM fornecido na altura da compra. O telemóvel não pode, assim, ser usado com mais nenhum cartão SIM, nem com um cartão SIM do mesmo operador de rede. Só desta forma fica assegurado o cumprimento das condições contratuais por parte do cliente, o que é importante para a subvenção dos custos do aparelho.
Normalmente, o SIM-Lock pode ser desativado gratuitamente dois anos depois ou dentro deste prazo mediante o pagamento de uma taxa. Independentemente disso, em Portugal, o número de emergência 112 pode ser ligado gratuitamente a partir de qualquer telemóvel.
SMS
Uma função extremamente apreciada do telemóvel é o envio e a receção de curtas mensagens de texto, as chamadas SMS. Está previsto um máximo de 160 carateres por mensagem para as "Short Message Service". Originalmente oferecidas como uma função puramente secundária e gratuita, as SMS transformaram-se na principal fonte de receita para os operadores de rede. Só no ano de 2003, na Europa foram enviadas mais de 16 mil milhões de SMS por mês. As SMS oferecem ainda a oportunidade única de pessoas surdas ou com dificuldades auditivas poderem usar o telemóvel.
MMS
As MMS (Multimedia Messaging Service) são um desenvolvimento das SMS, ao permitirem o envio não só do texto, como também de ficheiros de som, imagem e vídeo. Para o envio e a receção de MMS, o telemóvel tem de suportar um protocolo de transmissão diferente do necessário para as SMS. Por isso, nem todos os telemóveis que permitam a utilização de SMS podem também receber MMS. Devido a este facto, alguns operadores de rede oferecem a possibilidade de acesso a MMS através da Internet. Entretanto, as câmaras digitais tornaram-se noutro equipamento standard dos telemóveis.

O telemóvel como câmara digital
Em 1999, a Toshiba apresentou ao mercado japonês o primeiro telemóvel com câmara digital integrada. Desde 2002 que quase todos os telemóveis dispõe da função para tirar fotos. Desde então, a qualidade de registo tem vindo a melhorar. Enquanto, no início, as câmaras integradas trabalhavam ainda com o modesto modo de registo VGA, muitos telemóveis dispõem hoje de câmaras com mais de 8 megapíxeis com flash e zoom de vários níveis. Alguns fabricantes também já oferecem telemóveis com câmaras especialmente vocacionadas para tirar fotografias.
Há já algum tempo que as câmaras digitais dos telemóveis também fazem filmes de vídeo. As fotos e os minifilmes registados são guardados no telemóvel e, com o respetivo equipamento, podem ser transmitidas por MMS, e-mail, infravermelhos, Bluetooth ou cabo USB para outro telemóvel ou para um PC. Estabeleceu-se até um setor próprio no mercado dos telemóveis para os telemóveis com leitor de MP3 integrado.



Design
A diversidade de forma dos telemóveis é praticamente ilimitada: da clássica forma retangular tipo barra de chocolate (Candybar) passando pelos telemóveis flip muito apreciados (Folder/Clam-Shell), pelas variantes com articulação rotativa horizontal, com cursor em que o visor e as teclas de comando são empurrados para cima verticalmente sobre as teclas de marcação, até ao Touch Phone com visor touchscreen sensível ao toque.








Desenvolvimento
Os telemóveis caminham cada vez mais no sentido de se tornarem aparelhos multifunções com ligação completa à Internet através de W-LAN ou UMTS, telefonia IP, câmara, leitor de MP3, instrumento de navegação e consola de jogos. Para estes telemóveis multi-usos convencionaram-se as designações "smartphone" ou PDA.
O iPhone da Apple estabeleceu, além disso, um novo marco com a utilização de uma interface de utilização sensível ao toque, que muitos fabricantes aceitaram e desenvolveram. Não menos importante, devido à utilização crescente como minicomputadores móveis, foram estabelecidos dois novos protocolos de transmissão ou redes de rádio: UMTS (Universal Mobile Telecommunications System) como desenvolvimento do GSM e da norma CDMA2000, usada especialmente nos EUA. Ambos trabalham com frequências de 1800 a 1900 MHz, mas servem-se de diversas pequenas células, estando, assim, otimizados para uma maior velocidade de transmissão de dados e um maior número de utilizadores.







 com  o SMART FONE  um  tope de game  dos telemoveis actuais pode-se   aderir  a net  e fazer quase tudo  que os  cmputadores fazem por exemplo  falar no MSN  utilizando icones e um tipo de linguagem propria dos jovens
e nao so  usam umtipo  de escrita  estranha quase imperceptivel. como por exemplo  uma chamada da minha sobrinha para o irmao


OLA mano  EXTAX BEM.
xim  e tu   extax  boa
lol
aqui extax bue de chuva  meu
na boa mana kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
olha vou nexxa fica  bem mano
fixe  xau
 e por  ai adiante 
  se pode jogar  no telemovel por exemplo
a farmville, o tetris o sodoku  entre outros








Problemas com a utilização de telemóvel























A utilização crescente de telemóveis em público nem sempre é desejável. Na Alemanha, é proibido conduzir e usar o telemóvel sem o kit mãos livres, sendo essa infração punida com coima. Também durante os voos a utilização do telemóvel é estritamente proibida, dado que pode perturbar a eletrónica de bordo. Falar ao telemóvel em restaurantes ou no cinema é considerado uma extrema falta de educação. Em igrejas e hospitais costuma ser pedido que o telemóvel não seja usado.Alem disso as  radiações de telemóvel podem doenças graves como o câncer e o stress 





Sem comentários: